A vida só passa a ser vivida depois da morte!

A vida só passa a ser vivida depois da morte!
E você? Quer continuar vivendo sua vida de acordo com o que os outros acham certo? Viva a sua vida...enquanto ainda tem uma para viver.

sábado, 10 de setembro de 2011

Biografia Banda Lacrimosa


Para falarmos da banda Lacrimosa, temos antes que conhecer Tilo Wolf. Alemão de Frankfurt, Tilo nasceu em 10 de julho de 1972, e desde a infância deixava nítida sua imensa capacidade artística. Aos 12 anos, Tilo teve sua poesia publicada em diversas revistas de literatura. Estudou piano e trompete, chegando a se apresentar em concertos na Alemanha. Em 1989, editou uma revista musical e em 1990, aos 18 anos, lançou seu primeiro single com duas faixas intituladoClamor, que se esgotou em pouco tempo.
Lacrimosa foi nome adotado inspirado em Réquiem, de Mozart; nome de base latina que significa Banhado em Lágrimas ou Aflito. A figura doPierrô se tornou a marca e o estilo da banda sintetizado. Segundo Tilo Wolf: "É um símbolo. Uma apresentação cômica da música. Está presente em todos os sentimentos das nossas canções". Assim, a atmosfera sombria e os arranjos clássicos das músicas, fundiam-se com a proposta gótica da expressão de Tilo Wolf.
No ano de 1990, o desprezo das gravadoras pelas músicas alternativas levou Tilo a criar o próprio selo, Hall of Sermon, que viria a abrigar artistas como Dreams of Santy e Artrosis.
Angst (Medo) foi o primeiro álbum oficial lançado, concretizando os ideais primitivos iniciados com o single Clamor. O disco chegava com letras repletas de drama e o lirismo dos arranjos fortemente influenciados pela música clássica. Este álbum foi muito bem aceito no cenário gótico alemão e posteriormente por toda a Europa.
Einsamkeit, que significa Solidão, foi o segundo álbum lançado em 1992, completando o trabalho anterior. No ano seguinte, Ales Lüge (Tudo Mentira) é lançado como single trazendo quatro faixas que eram o prenúncio do próximo e excelente álbum Satura, que chegaria ao público no mesmo ano com a melancolia e o lirismo característicos. Em 1994 é lançado o single Schacal.
Na turnê de Satura, Tilo convida a finlandesa Anne Nurmi (ex integrante do Two Witches) para que participe das apresentações ao vivo. O resultado foi tão bom que Anne passou a integrar definitivamente o Lacrimosa.
O álbum Inferno de 1995, já contava com a voz suave de Anne, e foram acrescentados instrumentos sinfônicos. Este trabalho foi considerado o mais agressivo até aquele momen-to. Porém, muito bem aceito. O primeiro grande sucesso,Copycat, foi gravado neste álbum.
Inferno repercutiu fortemente no cenário musical alemão. Não ficou restrito apenas aos circuitos alternativos. A partir daí, o Lacrimosa alcançou um público maior e passou a influenciar outros artistas. The Clips 1993-1995 foi a primeira concepção visual das canções Satura, Schakal e Copycat.
Em 1996, Tilo recebe da revista alemã Zillo, o prêmio Alternative Rock Music Award. No mesmo ano, o single Stolzes Herz (Coração Orgulhoso) é lançado com duas versões da faixa título. Em 1997 foi lançado o álbum Stille (Silêncio), com uma sonoridade mais pesada aliada a orquestração clássica. O vídeo Silent Clips trazia os clipes de Stolzes Herz, Not Every Paint Hurts, Siesh du Mich im Licht?, e seus Making Off’s. Um ano após, a banda dá um presente aos fãs com o CD ao vivoLive. Em 1999 chega ao público mais um single: Alleine Zu Zweit (Juntos e Sozinhos), que conta com a participação da orquestra sinfônica de Londres.
O CD Elodia é uma Ópera Rock que traz na terceira faixa a belíssima Halt Mich. O álbum é dividido em três atos, e narra a história de um relacionamento que chega ao fim. Portanto, é uma alusão à semideusa do amor Elodia, que é fadada ao fracasso.
Para comemorar o décimo aniversário foi lançado o vídeo The Live History 2000. Com várias apresentações ao vivo de toda a carreira da banda. Este vídeo tem em sua maioria exibições gravadas no Wave Gothic Festival, realizado na Alemanha.
Em Agosto de 2001, o Lacrimosa lança o single Der Morgen Danach (A Manhã Seguinte), que corresponde diretamente ao trabalho anterior, Elodia. Ainda no mesmo ano, Fassade (Fachada)é lançado trazendo a faixa Liebspiel (Jogos de Amor) para atingir em cheio os seguidores do Heavy Metal.
O single Durch Nacht und Flut foi lançado em 2002 com apenas quatro faixas, mas obteve uma ótima repercussão. Este single preparava os fãs para o grande lançamento do ano seguinte. Finalmente, em janeiro de 2003 foi lançado o álbumEchos, com a faixa que dava nome ao single anterior. Echos é considerado um dos melhores trabalhos do Lacrimosa, onde todas as influências Heavy e clássicas de Tilo, foram condensadas numa mesma obra.
No ano seguinte, Tilo dá início a um projeto solo no qual combina elementos do clássico, do gótico e industrial, denominadoSnakeSkin. Music For the Lost é o trabalho que marca este novo caminho musical de Tilo.
Em 2005, os fãs tiveram o prazer de conhecer o 11º álbum da banda. Lichtgestalt (Criatura de Luz) foi lançado em maio e traz oito faixas escritas e orquestradas por Tilo Wolf, com exceção da última, Hohelied der Liebe, da qual a letra é um trecho da Bíblia. No mesmo ano, foi lançado DVDMusikkurzfilme com 10 videoclipes da carreira e um bônus com making of de clássicos comoSchakal e Copycat. Ainda é lançado o EP Lichtgestalten que contém versões deLichgestalt e mais quatro faixas. Em seguida, Anne Nurmi divulga que está grávida de 4 meses. A notícia repercute positivamente entre os fãs mas coloca em risco as turnês programadas.
Em 2006, a banda participa de festivais como Summer Breeze Festival e Wave Gotik Treffen. Em outubro é lançado o álbum Canta'Tronic do projeto Snakeskin de Tilo Wolf. Em junho de 2007 é anunciado Lichtjahre, CD (duplo) e DVD que trazem velhos sucessos como The Turning Point,Malina e músicas mais recentes como The Party is Over e Lichtgestalt. Em outubro, ao lado da banda sueca Hammerfall, o Lacrimosa realiza uma pequena turnê sulamericana passando por São Paulo, Buenos Aires e Santiago; e segue para apresentações no México e até mesmo na China.
Em 2008 a banda se apresentou em festivais e turnês na Alemanha, Ucrânia, Russia e Romênia. No final deste ano e início de 2009 já iniciam as gravações do próximo trabalho de estúdio. Em maio é lançado oficialmente Sehnsucht.
O novo álbum traz dez faixas que soam mais agressivas com guitarras e vocais mais pesados.Sehnsucht, apesar de estar musicalmente mais distante de seu antecessor, é bem recebido pela crítica e pelos ouvintes. Tilo Wolf declarou "Estamos felizes por lançar nosso novo álbum de estúdio, cujo conteúdo emocional e música são centralizados em uma palavra, a qual, na diversidade da percepção individual, sempre permanecerá clara em sua base e então representa perfeitamente o título para este álbum: Sehnsucht (saudade)".
Após tantos anos de carreira, o Lacrimosa atingiu um nível de maturidade poucas vezes encontrado em uma banda. A qualidade e a ousadia são características marcantes que conseguem agradar góticos e headbangers de todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário