A vida só passa a ser vivida depois da morte!

A vida só passa a ser vivida depois da morte!
E você? Quer continuar vivendo sua vida de acordo com o que os outros acham certo? Viva a sua vida...enquanto ainda tem uma para viver.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Biogafia Nightwish

A Banda - Biografia
A história do Nightwish

1996

A idéia do Nightwish nasceu em Julho de 1996, à meia-noite, quando Tuomas passava a noite com seus amigos à volta de uma fogueira. As três primeiras músicas, acústicas, foram gravadas entre Outubro e Dezembro de 1996. Naquele momento, a banda tinha três membros: Tuomas, Tarja e Emppu. 
1997

A banda queria ter uma idéia de como as músicas soariam com a adição de uma bateria (Jukka entrou na banda). Também nessa época, os violões deram lugar às guitarras. Após algumas semanas praticando, a banda entrou em estúdio, em Abril de 1997, onde gravaram sete músicas. Essas podem ser encontradas na versão limitada do álbum Angels Fall First.
Em Maio, a banda assinou com a Spinefarm Records um contrato para lançamento de dois álbuns. Em Agosto, entraram em estúdio e registraram quatro novas faixas. Antes do lançamento de Angels Fall First, o single The Carpenter foi lançado, alcançando a oitava posição na lista oficial de singles da Finlândia. O Nightwish fez seu primeiro show em Kitee, em 31 de Dezembro. Depois disso, fizeram apenas mais sete apresentações, uma vez que Emppu e Jukka estavam de passagem pelo exército e Tarja andava ocupada com seus estudos. Àquela altura, o grupo, juntamente com a Spinefarm Records, prolongou seu contrato, que passaria a incluir três álbuns em vez de dois. 
1998

Em Abril de 1998, começaram a filmar seu primeiro vídeo, The Carpenter. Ficou pronto em Maio e foi exibido pela primeira vez no Jyrki. No final de Maio, Tuomas e Tarja foram entrevistados no programa. No verão, a seguir, o baixista Sami Vänskä entrou na banda. 
Durante o mesmo verão, algumas músicas para um novo disco começaram a ser ensaiadas e a banda entrou em estúdio no começo de Agosto; as gravações foram finalizadas em Outubro. No dia 13 de Novembro, o Nightwish se apresentou em Kitee, onde gravaram um vídeo para Sacrament Of Wilderness. O single para a faixa em questão foi lançado no dia 26 de Novembro, seguido do novo álbum, chamado Oceanborn, em 07 de Dezembro. 
Todos estavam surpresos com o sucesso de Oceanborn. O disco chegou à quinta colocação na lista dos discos mais vendidos da Finlândia, enquanto Sacrament Of Wilderness liderou a lista oficial de singles por semanas seguidas. 
1999

No inverno de 1999, o Nightwish fez vários shows por todo seu país durante três meses, incluindo uma apresentação no programa que mostrava as bandas das paradas do momento, o Lista. Na primavera, Oceanborn foi lançado fora da Finlândia. Em Maio, a banda começou a fazer shows novamente e excursionaram por sua terra natal durante dois meses e meio, tocando em quase todos os grandes festivais de rock. Ao mesmo tempo, o single Sleeping Sun foi gravado, tendo sido escrito para o eclipse, a pedido da gravadora Alemã. Em Agosto, o single foi lançado na Alemana and também incluía as músicas Walking In The Air, Swanheart e Angels Fall First. Somente na Alemanha, em apenas um mês, o single vendeu 15.000 cópias. Em Agosto, o grupo fica sabendo que ambos, Oceanborn e Sacrament Of Wilderness, alcançaram a Disco de Ouro. Enquanto isso, foi confirmada à banda uma turnê de 26 shows pela Europa, ao lado dos alemães do Rage. 
2000

No começo de 2000, a banda entrou em estúdio novamente, para as gravações de seu terceiro disco. Uma bem vinda interrupção aconteceu no repetitivo trabalho em estúdio, quando eles participaram da seletiva Finlandesa para o Eurovision Song Contest, com a faixa Sleepwalker. O Nightwish chegou na frente na primeira etapa de qualificação, mas a posição final foi o segundo lugar, apesar da grande vitória entre os votos do público. 
O novo álbum, Wishmaster, foi lançado em Maio e sua respectiva turnê começou em Kitee, cidade Natal da banda. Após esta apresentação, eles receberam Dsco de Ouro pelas vendas de Oceanborn, Sacrament Of Wilderness, Walking In The Air e Sleeping Sun. Wishmaster entrou direto no topo das paradas de álbuns e permaneceu na posição por três semanas, ao mesmo tempo em que conquistava, também, Disco de Ouro. Wishmaster foi aprovado tanto pelos fãs como pela mídia, sendo nomeado Disco do Mês na revista alemã Rock-Hard, em sua edição de Junho/2000, superando lançamentos muito aguardados, como os novos de Bon Jovi e Iron Maiden.
Wishmaster também garantiu sua vaga pela primeira vez na parada alemã, na posição 21, e francesa, na posição 66. A "Wishmaster World Tour", que começou em Kitee, continuou, passando primeiro pelos grandes festivais na Europa, seguindo para a América do Sul, em Julho. A turnê, de três semanas, no Brasil, Chile, Argentina, Panamá e México acabou de tornando uma das melhores experiências da banda até hoje. Logo após, continuam com shows de muito sucesso no Wacken Open Air, Biebop Metal Fest e sua primeira turnê como atração principal na Europa, ao lado do Sinergy e Eternal Tears Of Sorrow. Em Novembro, o Nightiwsh fez também duas apresentações em Montreal, no Canadá. O próximo projeto incluía a realização de um DVD/VHS ao vivo, com tiragem limitada em CD para a Finlândia. A apresentação foi realizada em Tampere, no dia 29 de Dezembro. O material foi lançado em Abril de 2001 na Finlândia e durante o verão, no restante do mundo. Ao final daquele show, o grupo recebeu Discos de Platina por Wishmaster e Discos de Ouro pelo single Deep Silent Complete. 
2001

Em Março de 2001, o Nightwish entrou novamente em estúdio, desta vez para gravar sua versão do clássico Over The Hills And Far Away, de Gary Moore, além de duas novas músicas e também regravar Astral Romance, do Angels Fall First. O lançamento finlandês desse EP foi em Junho. A versão alemã de Over The Hills And Far Away (lançada pela Drakkar) inclui 6 faixas ao vivo, além das 4 ainda não lançadas. Além disso, a banda acerta com a Spinefarm Records o lançamento de mais um álbum, a sair no verão de 2002.
O vídeo para Over The Hills And Far Away, que já havia atingido a marca de Disco de Platina como mini CD na Finlândia, foi filmado em Agosto. A turnê finlandesa acabou no mesmo ano, em Nivala, e a banda esteve perto de seu fim. Tuomas saiu de férias para fazer alguns passeios, caminhadas e repensar tudo em Lappland; algumas mudanças precisariam ser feitas para que o Nightwish continuasse. De acordo com o próprio Tuomas, ele queria acabar com a banda por causa de constantes e prolongadas discordâncias dentro do grupo. Por sorte, isso não aconteceu. Mas, algo sério acabou acontecendo: Sami Vänskä, que esteve com a banda desde Oceanborn, tinha que sair. Marco Hietala, conhecido por seu trabalho com o Tarot e Sinergy, prometeu entrar como substituto para o próximo álbum e turnê. A King Foo Entertaiment se tornou a nova agência responsável pelos shows, e o bom amigo de longa data, Ewo Rytkönen, era seu novo empresário. Para comemorar o "novo começo", o primeiro shopping online com produtos para os fãs, Nightwish-Shop, foi aberto junto ao site oficial no dia 24 de Novembro, um mês antes do Natal. As gravações do próximo disco, Century Child, começaram em Janeiro de 2002.
2002

O começo de 2002 trouxe boas notícias ao Nightwish, se comparado com os últimos tempos, cheio de complicações. Como banda e músicos, apareceram no topo das votações dos leitores de várias revistas ao redor do mundo. Os fãs não os abandonaram após as mudanças, pelo contrário. Ever Dream, primeiro single do álbum que estava por sair, ganhou Ouro em dois dias. Ao mesmo tempo, a banda anunciou que daria um tempo tão logo a "Century Child World Tour 2002" terminasse, para que Tarja pudesse terminar seus estudos, na Alemanha. Tal anúncio trouxe a tona todo tipo de especulação possível entre fãs e mídia. Sami saindo no Outono anterior e agora uma pausa que iria durar um ano...
Century Child saiu em Maio de 2002 e quebrou um recorde de vendas, chegando a Ouro na Finlândia em apenas duas horas! Com duas semanas, chegou a Platina (30.000 cópias) e continuou a vender rapidamente. Pela primeira vez, a banda segurou a primeira posição nas paradas de singles e discos ao mesmo tempo. Outros paises também mostravam resultado: na Alemanha, Century Child entrou direto na quinta posição, enquanto na Áustria, chegava na décima quinta posição, suas melhores posições fora de sua terra natal até então. Em Julho, mais uma turnê na América do Sul aconteceu e quase todos os shows tiveram sua capacidade esgotada. No Brasil, a primeira prensagem de Century Child foi vendida em apenas um dia, e a bem sucedida turnê européia não passou despercebida pelas empresas que agendam shows. Muitos shows europeus foram transmitidos ao vivo pela internet, sem precisar dizer que por diversas vezes a conexão era insuficiente para a quantia de pessoas assistindo. Em um determinado show, aproximadamente 10.000 fãs tentaram assisti-lo. Tendo vendido uma estrondosa quantia de 59.000 cópias na Finlândia, Century Child foi o segundo disco mais vendido de 2002. A primeira visita à Suécia aconteceu em 16 de Novembro, no Fryshuset, em Estocolmo. A dita pausa começou no final de 2002 e, com certeza, não foi tempo de descanso para os rapazes. Jukka tocou com o Sethian e Bitch Driven, Tuomas com Sethian, For My Pain... e Timo Rautiainen & Trio Niskalaukaus, Emppu com o Altaria e Marco com o Tarot. No final das contas, a pausa não durou um ano, e assim eles voltaram pra estrada.
2003

O começo de 2003 trouxe mais resultados significativos no que diz respeito às votações populares de revistas especializadas, além de um estúdio ter sido agendado para que começassem a gravar o próximo álbum, planejado para sair no ano seguinte. Acontecimentos também dentro de casa: Jukka e sua namorada, Satu, tiveram uma filha, Luna, em 11 de Março. A banda recebeu seu primeiro Disco Duplo de Platina pelas vendas de Century Child, que se acumularam em 60.000 cópias na Finlândia. O Nightwish tocou basicamente fora de seu país em 2003, sendo o RMJ, em 20 de Junho, o único show que fizeram em terra natal. A segunda visita à Suécia aconteceu no festival Gates Of Metal, totalmente esgotado, em Hultsfred. Durante 2003, o próximo DVD-documentário que seria lançado, End Of Innocence, estava sendo editado e seu lançamento foi adiado diversas vezes devido à imensa quantia de material.
Em Maio, Tarja Turunen anunciou que havia se casado secretamente há alguns meses e que estaria voltando a morar na Finlândia. End Of Innocence foi finalmente lançado em 23 de Outubro, num momento em que a banda já estava em estúdio gravando seu próximo disco. Seu quinto álbum, Once, seria o lançamento mais importante da carreira da banda. Ainda no fim do ano, a Primeira Ministra finlandesa, Tarja Halonen, notara a popularidade do Nightwish e convidou Tarja Turunen e seu marido, Marcelo Cabuli, para a festa do Dia da Independência, na residência presidencial. O vestido de Tarja foi escolhido como o mais bonito da noite. Antes do natal, a banda leiloou o pano de fundo de palco que usou durante a "Century Child World Tour", e doou todo o dinheiro para caridade. A quantia arrecadada foi de 1.750 Euros (aproximadamente R$5.000,00) e foi doada para a Parikanniemi’s Children’s Home, em Riistina, em Dezembro. O dinheiro foi entregue por Tarja Turunen. Michael "Big Tini" Leipold, da Alemanha, se tornou o orgulhoso vencedor do leilão.
2004

O ano de 2004 era muito esperado tanto pela banda quanto pelos fãs. Exaustivas sessões de gravação os atingiram tanto física quanto mentalmente. Algumas dessas sessões foram realizadas no Phoenix Studios, em Londres, Inglaterra, no mesmo estúdio e com a mesma orquestra (The Academy Of St. Martins In The Field) que Howard Shore usou para a trilha sonora da trilogia "O Senhor Dos Anéis". Os arranjos de orquestra e coros foram escritos por Pip Williams, que já havia trabalhado e produzido bandas como Status Quo e Uriah Heep. Grandes acontecimentos e expectativas!
Nemo foi o primeiro single lançado, tirado do álbum que estaria para sair e um vídeo caríssimo foi feito. O diretor foi Antti Jokinen, que já havia trabalhado com Shania Twain e Eminem. 
Com esse novo disco, o Nightwish teve algumas mudanças feitas no contrato de gravação, e agora era a Nuclear Blast que lançaria seu material. A boa e velha Spinfearm continuaria tomando conta da distribuição na Finlândia. Nuclear Blast injetou uma considerável quantia de dinheiro promovendo Once, especialmente na Alemanha. Fotos da arte do álbum e da banda podiam ser vistas em comerciais de TV, estações de metrô, ônibus ruas, sem deixar de lado os jornais e mídia especializada. Todo e qualquer alemão iria conhecer Nightwish a partir de agora. 
Once atingiu Ouro na Finlândia no dia de seu lançamento, assim como Nemo. A banda começou uma turnê mundial, passando por todos os continentes, que duraria até Outubro de 2005. Esta turnê foi a maior da carreira do Nightwish até aqui. Foram cerca de 130 shows, passando por lugares não visitados até então, como Japão, Austrália, Colômbia, Equador, Polônia, Eslovênia, Portugal, Dinamarca e Grécia. Mês após mês, os locais dos shows tornavam-se maiores e o sucesso aumentava. 
O segundo single, Wish I Had An Angel, foi lançado no Outono. O vídeo para esta música foi dirigido por Uwe Boll, diretor do filme "Alone In The Dark", no qual a música era tocada. Mais uma vez, o single foi um grande sucesso e fez crescer mais ainda as vendas de Once. 
Em Agosto, finalmente conseguiram chegar aos EUA! A turnê foi muito bem sucedida e os planos eram de voltar ao país com mais shows, em 2005. Após as turnês Européia e Sul Americana, no Outono, e alguns outros shows em Dezembro, a banda teve algum tempo de folga em Janeiro de 2005. 
2005

Em Fevereiro de 2005, o Nightwish ganhou cinco prêmios no Emma Gala Awards (o Grammy finlandês). Entre outros, eles levaram nas categorias de "Melhor banda do ano" e "Álbum mais vendido do ano". Tuomas e Marco voaram par Helsinki, no meio da turnê européia, para receber os prêmios. O último show da turnê européia foi, até então, o maior que a banda já fez sozinha. Foi em Stuttgart, Alemanha, para mais de 10.000 fãs! Em Março, fizeram seus primeiros shows no Japão e Austrália; entre Abril e Maio, precisaram fazer uma pausa devido aos outros interesses de Tarja, mas ao final ainda de Maio a banda retomou sua turnê, tocando com o Iron Maiden, na Polônia, e com o Mötley Crue, na Noruega. Em Julho, o terceiro single, uma nova versão de Sleeping Sun, foi lançado, uma vez que a gravadora queria promover a coletânea que estava para sair, chamada Highest Hopes. A nova versão para o vídeo de Sleeping Sun foi dirigida por Joern Jeitmann e filmada em Agosto, em Praga. Durante o Outono, continuaram fazendo muitos shows, incluindo um no lendário Hammersmith Apollo, em Londres, com platéia lotada. Após uma pequena turnê por festivais na América do Sul (em Outubro), a "Once Tour" estava chegando ao fim. O show derradeiro aconteceu em 21 de Outubro, para 11.500 pessoas, no Hartwall Areena, em Helsinki, Finlândia. A apresentação foi gravada para ser lançada em DVD e CD ao vivo, chamados End Of Na Era. Após este último concerto, Tuomas, Emppu, Marco e Jukka despediram Tarja Turunen e também seu empresário, Marcelo Cabuli. A razão para isso foi porque durante a turnê de Once, suas atitudes e ações acabaram por ser totalmente contrárias a quase tudo que o Nightwish representa. Como podem imaginar, a notícia da demissão foi seguida de muito sensacionalismo e falatório. Uma vez que a quase ridícula situação começasse a acalmar, no final de 2005, o Nightwish estava apto a olhar adiante e esperar que uma cantora adequada fosse encontrada. Ao fim de 2005, Once havia vendido mais de 1.000.000 de cópias em todo o mundo, sendo Platina Tripla na Finlândia, Platina na Alemanha, Ouro na Suécia, Noruega, Suíça, Grécia e Áustria. Já a coletânea Highest Hopes foi Platina Dupla na Finlândia e Ouro na Noruega, também no final de 2005. 
2006

O ano de 2006 começou com boas notícias para o Nightwish: A compilação com os melhores hits da banda, chamada "Highest Hopes", não só ganhou disco duplo de platina ao ultrapassar a marca de 60.000 cópias vendidas na Finlândia, como também foi o álbum mais vendido do país em 2005, pois foi comprado mais de 65.000 vezes. Como o frenesi da mídia finalmente estava se acalmando, os membros da banda encontraram tempo para se concentrar no que era importante novamente. Tuomas já havia escrito a maioria das novas músicas, Emppu gravou algumas melodias com a banda finlandesa de hard rock Brother Firetribe, Marco retornou ao Tarot para gravar o tão esperado álbum "Crows Fly Black" e Jukka tinha seus próprios negócios acontecendo. Em março, o Nightwish foi premiado duas vezes no Emma Gaala. A banda ganhou o prêmio de "Melhor Artista Finlandês 2005" e o de "Álbum Mais Vendido 2005". No mesmo mês, a banda oficialmente começou a procurar uma nova vocalista através de um anúncio em seu site oficial. Em Abril, a premiação da música finlandesa, o Muuvi, trouxe mais notícias boas para o Nightwish. O júri premiou a banda com um Muuvi de prata pelo vídeo de "Sleeping Sun", filmado em 2005. O videoclipe também chegou ao segundo lugar na votação do público. Maio finalmente trouxe dois lançamentos muito esperados. O livro do Nightwish, escrito por Mape Ollila, foi lançado na Finlândia. Logo depois, o Segundo DVD com um show completo da banda, o "End Of An Era", foi lançado e alcançou disco de ouro depois de apenas um dia. Mais tarde, também ganhou ouro na Alemanha e na França. Nas semanas seguintes, a banda retirou-se ao seu acampamento de verão para ensaiar as novas músicas e ter um bom verão. Enquanto isso, a mídia ficou ocupada com especulações intermináveis sobre a nova vocalista.

Em setembro, o Nightwish foi para o estúdio para começar a gravar o próximo álbum.
2007

As audições para a posição de nova vocalista terminaram em meados de Janeiro. No geral, a banda recebeu e ouviu mais de 2.000 demos de cantoras do mundo todo. Notícias animadoras seguidas pelo anúncio dos primeiros novos shows, marcados para acontecer nos EUA e Canadá, em outubro e novembro.

No dia 24 de Maio, toda especulação e espera foi ao fim quando o Nightwish apresentou sua nova vocalista, Anette Olzon. Em poucos minutos, a noticia estava em sites e rádios ao redor do mundo. Um dia depois, o primeiro single "Eva" foi lançado apenas na internet. Todo o dinheiro arrecadado das vendas desse single foi doado para instituições de caridade de crianças.

Em Junho, a banda foi até Los Angeles filmar dois videoclipes para os próximos singles, "Amaranth" e "Bye Bye Beautiful". Os dois foram dirigidos pelo renomado diretor finlandês Antti Jokinen, que já havia trabalhado com o Nightwish no clipe de "Nemo". "Amaranth" foi lançado em Agosto e ganhou Disco de Ouro na Finlândia em apenas dois dias. O single ficou em ótimas posições nas paradas de toda a Europa e foi direto para o topo das paradas de singles da Finlândia, Hungria e Espanha.

O novo álbum, Dark Passion Play, foi lançado ao final de Setembro e teve um começo muito bem sucedido pelo mundo todo. Foi premiado com Duplo disco de Platina após apenas dois dias de seu lançamento na Finlândia e também ganhou quatro Discos de Ouro até então. O disco chegou ao topo das paradas em diversos paises. A turnê mundial está agendada, os primeiros shows já estão com ingressos esgotados e a nova era apenas começou...






















































































Nenhum comentário:

Postar um comentário